segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Um livro, um filme e o início do cinema...

 

O livro A Invenção de Hugo Cabret, do autor e ilustrador Brian Selznick, teve num momento oportuno a estreia de sua adaptação cinematográfica.
Uma ótima oportunidade para compararmos e analisarmos duas linguagens: a literatura e o cinema, e ressaltar o cinema como Arte e não mero divertimento.


O livro é puro deleite visual, composto de ilustrações que narram a estória e, não apenas a ilustram, é recomendadíssimo para quem gosta de quadrinhos e aprecia um bom trabalho de ilustração em preto e branco. Não por acaso, pois faz alusão à própria sala de exibição.


O filme é encantador a todos os tipos de público, com uma belíssima direção de arte e direção de Martin Scorcese, conseguiu o recorde em indicações ao Oscar 2012, concorrendo em 11 categorias, e levando 5 prêmios.


Sinopse do livro:

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar - escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato - ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema.

Conhecendo o autor:

Brian Selznick é um escritor que traz em seu currículo vários prêmios. Ele é também ilustrador de obras infantis. O autor nasceu no dia 14 de julho de 1966 na cidade de East Brunswick, em Nova Jersey. Graduou-se na Rhode Island School of Design e atuou durante três anos na Livros Bisonhos em Manhattan, ao mesmo tempo em que escrevia A Caixa de Houdini, sua estreia literária.

Em 2008 Brian conquistou a Medalha Caldecott por esta publicação e igualmente a Caldecott Honor pelo livro Os dinossauros do Waterhouse Hawkins. O escritor é primo dos produtores cinematográficos David O. Selznick e Myron Selznick. A invenção de Hugo Cabret foi adaptada para as telas dos cinemas e dirigida pelo cineasta Martin Scorsese.

Site oficial de Brian Selznick [em inglês].

A inspiração de pequenos grandes leitores

Navegando pela web, encontrei este simpático blog de fazer inveja a muitos adultos!
De autoria de Rieri Frugieri, rico em resenhas feitas pelo jovem autor sobre os muitos livros que ele tem lido nos últimos dois anos, numa linguagem pessoal, mas rica em detalhes técnicos e citações. Por certo um trabalho de intensa pesquisa.

Em sua resenha do livro A Invenção de Hugo Cabret, ele também faz uma comparação ao filme. Vale a pena dar uma olhada!

Acesse o site






© Marcia Rosenberger, 2012. Todos os direitos reservados.
Fontes texto/imagem:
A Invenção de Hugo Cabret/texto e ilustrações Brian Selznick: tradução Marcos Bagno, - SãoPaulo: Edições SM. 2007.
AdoroCinema
IMDb
The Eg

Arquivo pessoal




Nenhum comentário:

Postar um comentário