domingo, 27 de janeiro de 2013

Um livro, um filme, muitas aquarelas...

 Minissérie produzida pela BBC, em 1995 / Longa metragem de 2005
  
O livro inicia com a conclusiva frase:

It is a truth universally acknowledged, that a single man in possession of a good fortune, must be in want of a wife.

É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de uma esposa.

Numa época em que a única preocupação de uma jovem é casar-se e, quando mãe, conseguir um bom casamento para suas filhas; onde a herança é destinada apenas ao primogênito do sexo masculino e a descendência feminina fica entregue à caridade dos familiares, a autora Jane Austen consegue descrever as peculiaridades da sociedade e aristocracia de forma bem humorada e ao mesmo tempo com uma crítica ácida aos costumes da época. O preconceito entre as diferentes classes sociais é mostrado através da história entre as jovens solteiras que participam dos bailes e atividades sociais à procura de um bom partido; a beleza é valorizada como uma vantagem da mulher para unir-se ao jovem de uma posição social mais elevada; algumas profissões autônomas, o clero e o comércio são mencionados como atividades não merecedoras de respeito pelos membros da família. Apesar de alguns mal-entendidos, todos os casais têm a chance de se conhecer um pouco melhor e chegar ao esperado Sim!


Sinopse do livro:

A história mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Elizabeth é a segunda de 5 filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, em Hertfordshire, não muito longe de Londres.

Assista ao trailer do filme com Matthew Macfadyen e Keira Knightley legendado:

 
  
Todas as obras da autora já foram adaptadas para o cinema ou para a televisão, mas Orgulho e Preconceito foi a obra mais filmada. Há duas versões que foram mais bem sucedidas junto ao público: uma minissérie produzida em 1995 pela BBC em 6 episódios e o longa-metragem em 2005.

A versão de 1995 eternizou o ator Colin Firth, premiado com o Oscar® de Melhor Ator pelo filme O Discurso do Rei (The King's Speech, 2010), no papel de Mr. Darcy e na cena do lago onde ele aparece com a camisa molhada, embora não conste do livro. Já a versão de 2005, trás no papel do protagonista o ator, também inglês e brilhante em sua interpretação, Matthew Macfadyen. Curiosidade: nos extras do DVD apresenta um final alternativo.

A tão sonhada cena do lago...

Sinopse do filme:

Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.

Aquarela feita pela
irmã Cassandra em 1810
Conhecendo a autora:

Jane Austen (Steventon, 16 de dezembro de 1775  Winchester, 18 de julho de 1817) foi uma proeminente escritora inglesa. A ironia que utiliza para descrever as personagens de seus romances a coloca entre os clássicos, haja vista sua aceitação, inclusive na atualidade, sendo constantemente objeto de estudo acadêmico, e alcançando um público bastante amplo.
Nascida em Steventon, Hampshire, de uma família pertencente à burguesia agrária, sua situação e ambiente serviram de contexto para todas as suas obras, cujo tema gira em torno do casamento da protagonista. A inocência das obras de Austen é apenas aparente, e pode ser interpretada de várias maneiras. Os meios acadêmicos a têm considerado uma escritora conservadora, apesar de a crítica feminista atual reconhecer em suas obras uma dramatização do pensamento de Mary Wollstonecraft sobre a educação da mulher.

Outras obras de Jane Austen:
Sense and Sensibility (1811)
Pride and Prejudice (1813)
Mansfield Park (1814)
Emma (1815)
Northanger Abbey (1818) - póstuma
Persuasion (1818) - póstuma


Pemberley 01, 2010 aquarela

Pemberley 02, 2010 [detalhe] aquarela

Estas foram as primeiras aquarelas que pintei em homenagem à Pride & Prejudice, inclusive a primeira já participou da exposição 10º Arte Ofício, na Fundação das Artes São Caetano do Sul, em 2010.



© Marcia Rosenberger, 2013. Todos os direitos reservados.
Fontes texto/imagem:
AdoroCinema
IMDb
Wikipedia #1 #2
Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário